Grupo Enercom planeja térmicas a GNL em quatro estados do Nordeste

02/09/2020

Veja a matéria original

O grupo pernambucano Enercom pretende disputar leilões de energia nova com usinas termoelétricas a gás natural liquefeito (GNL), projetadas para os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba e Pernambuco. Os projetos são tratados como investimentos estruturantes, para sustentar a demanda e, posteriormente, desenvolver o mercado de gás natural.

“A chegada de grandes projetos deste segmento poderá aumentar, também, a oferta para o futuro mercado livre de gás na região”, afirma o o especialista em gás e energia, Fabiano Bastos. A partir da instalação de infraestrutura para atendimento às térmicas, a ideia é comercializar o gás para indústrias, comércio e serviços locais.

Recententemente, a Livre Comercializadora de Energia, empresa do grupo, recebeu autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) para atuar como comercializado de gás natural. Cada usina térmica tem investimento estimado entre R$ 500 milhões e R$ 1 bilhão. A capacidade total, informa a empresa, pode superar 2 GW.

O primeiro projeto de geração centralizada da Enercom foi o desenvolvimento do Complexo Solar Salgueiro, em consórcio com a Canadian Solar Inc, vencedor do leilão A-4 , de energia nova, de 2017. Ano passado, a empresa negociou a UFV Luiz Gonzaga 2 no leilão A-6. Atualmente, possui mais de 2 GW em projetos fotovoltaicos novos para participação em leilões ou venda de energia para o mercado livre.